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e a imagem de enquadramento do tema do Turismo Acessível e Inclusivo representando, em banda desenhada, a diversidade de clientes com necessidades especiais


O Turismo Acessível e Inclusivo em Portugal
Logótipos representando a diversidade de pessoas com deficiência Objectivo Estratégico Nacional

Nos esforços para tornar Portugal um destino turístico acessível e inclusivo convergem duas grandes preocupações estratégicas nacionais:
Desenvolver o sector do turismo, mediante a conquista e fidelização de clientes num segmento de mercado em expansão - “pessoas com necessidades especiais” (inscrito no PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo);

Promover condições que favoreçam a activação dos direitos das pessoas com deficiência ao lazer e ao turismo (artº30º), no cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, das Nações Unidas aprovada em 2006 (inscrito na ENDEF – Estratégia Nacional para as Pessoas com Deficiência).
Exemplos de boas práticas no âmbito nacional

Guias de Boas Práticas editados pelo Turismo de Portugal.
Capa do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade na Hotelaria, representando área 
de repouso de piscina Capa do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade - Turismo Ativo, 
representando a prática de paraquedismo


















Norma Portuguesa, publicada pelo IPQ, preparada pela Comissão Técnica 144 – Serviços Turísticos e coordenada pelo Turismo de Portugal.
Capa da Norma Portuguesa NP 2543 de 2014, publicada pelo IPQ, preparada pela Comissão Técnica 144 – 
Serviços Turísticos e coordenada pelo Turismo de Portugal

















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